quarta-feira, 31 de maio de 2017

Guerra do Contestado

               

     A Guerra do Contestado ocorreu na região Sul do Brasil , entre Outubro de 1912 e agosto de 1916. Ocorreu devido a estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande Do Sul que estava sendo construída por uma empresa Norte americana, com apoio dos coronéis (Grandes proprietários rurais com mais força política) da região e do governo.
     Foi a compra de uma Grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas na empresa construtora da Estrada de ferro. (?)
      O Líder foi José Maria, um monge imigrante italiano que morou em Sorocaba mas passou a residir em Santa Catarina. Ele pregava a criação do mundo novo regido pelas leis de Deus.  A guerra gerou muita repercussão. A imprensa daquela época, emitindo opiniões, deu cobertura aos fatos que envolveram o conflito. Os anos de hostilidades resultariam em milhares de mortes: pela guerra, pelas epidemias ou pela fome. Jornalistas, médicos, militares e cronistas podiam descrever o acontecimento como “guerra santa, guerra dos fanáticos, guerra dos jagunços, guerra sertaneja, movimento do contestado”. Dessa maneira, os letrados e as camadas médias das capitais desqualificavam os sertanejos. Mesmo aqueles que procuraram entender as razões dos rebeldes apenas conseguiam enxergar ignorância e abandono. Constituiu-se, então, uma barreira cultural impedindo que pesquisadores pudessem entender a vida, a cultura e as ações das populações interioranas. Contudo a Guerra do Contestado mostrou a forma com que os políticos e os governos trataram as questões sociais no início da república: os interesses das grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre acima das necessidades da população mais pobre.

Imagens
          Estrada de ferro em construção:


Localização da guerra:




Monge José Maria:


Alunos:Fabio da Rosa,Carlos José,Guilherme Vaz
Turma:9°ano A

Um comentário:

  1. Carlos, Fábio e Guilherme:
    O trabalho de vocês tem pontos interessantes, mas traz alguns problemas.
    Gostei muito da parte em que vocês apresentam o contexto social: o papel da imprensa, a visão que se apresentava dos revoltosos, a análise da revolta em si. Gostei, também, das imagens apresentadas. Tem tudo a ver com a revolta e foram muito bem escolhidas.
    Porém, faltou dizer como a guerra ocorreu. O que os moradores da região fizeram para impedir a construção da estrada? E outro ponto importantíssimo que faltou: como acabou o conflito? A estrada foi construída? Os revoltosos tiveram suas reivindicações atendidas? Faltou responder essas questões.
    Além disso, faltou cuidado com a digitação e com a pontuação.
    E quais as fontes que vocês usaram? Esqueceram de colocar ao final da postagem.

    Nota final: 68

    Conteúdo: 30/50
    Empenho: 7/10
    Imagens: 10/10
    Texto próprio: 8/10
    Cumprimento das regras e cuidado com o texto: 5/10
    Compreensão: 8/10

    ResponderExcluir