Revolução Praieira
No início do 2° reinado, a ascensão dos liberais que gostaram da chegada de Dom Pedro II. (?) As eleições do "cacete" , os noticiários da época com as fraudes e agressões físicas que garantiriam a vitória da ala liberal, alguns levantes liberais em Minas Gerais e São Paulo foram preparados em repúdio as ações políticas, centralizadoras do imperador.
Em Pernambuco, houve uma ação liberal de maior impacto que tomou feições de carácter revolucionários. Ao longo da década de 1840, setores mais radicais do partido liberal recifense localizado na Rua Da Praia.
Em pouco tempo, esses agitadores políticos ficaram conhecidos como "praieiros".
Esse liberais queriam liberdade de imprensas, a extinção do poder moderador, o fim do monopólio comercial dos portugueses, as mudanças sócios-econômicas e a instituição só do voto universal. Eles eram socialistas utópicos do século XIX como Pierre-Joseph Proeerdh (?), Robert Uwen (?) e Charles Fourier.
Em 1847, os praieiros tiveram e seu movimento ganharam força após a nomeação de um presidente de província conservador mineiro para parar com a ação dos liberais pernambucanos, após isso os praieiros ficaram irritados com o que o império fez e com isso pegaram suas armas, carregavam as baionetas e foram pra luta e com isso a cidade de Olinda era deles. Após isso, um conflito civil contando com o apoio de grandes proprietários profissionais liberais, artesãos e populares tomou conta do estado.
Agora em fevereiro de 1849, os rebeldes tomaram a cidade de Recife e entraram agora na briga contra as força imperiais.
Nesse período, insurgente Pedro Ivo venho (?) como um dos maiores líderes dos populares. Entretanto, a falta de apoio de outras províncias acabou deixando fraco o movimento Pernambucano. No ano 1851, o governo imperial deu fim dos lentes (?) que contabilizaram cerca de oitocentas baixas.
Gabriel, Matheus E Igor Caetano
8° Ano B
Gabriel, Matheus e Igor: ainda estou tentando entender o que vocês quiseram escrever... Imagino quem não sabe o que foi a revolta se, após ler, tem uma mínima noção do que foi. Acredito que não. Aliás, tenho muitas dúvidas se vocês terminam o trabalho sabendo o que foi a revolta.
ResponderExcluirHá frases totalmente incompreensíveis, sem sentido, avulsas no texto:
"No início do 2° reinado, a ascensão dos liberais que gostaram da chegada de Dom Pedro II."
"Nesse período, insurgente Pedro Ivo venho como um dos maiores líderes dos populares."
"No ano 1851, o governo imperial deu fim dos lentes que contabilizaram cerca de oitocentas baixas." O que é "fim dos lentes"?
Vários pontos ficaram pendentes: como era o contexto social de Pernambuco nessa época? Quem foram os líderes dessa revolta - e quem eram eles, o que faziam?
Qual o significado da segunda imagem?
Faltou uma boa revisão no texto após digitar, pois está repleto de erros de ortografia, faltam pontos, vírgulas e isso dificulta o entendimento do leitor.
Onde estão as fontes? Onde vocês buscaram as informações?
Nota: 42
Conteúdo: 20/50
Empenho: 5/10
Uso das imagens: 5/10
Texto próprio: 8/10 - o texto é de vocês, mas está quase incompreensível.
Cuidado com o texto: 2/10
Compreensão: 2/10