quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Revolta dos Malês



Revolta dos Malês ocorreu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835 em Salvador Bahia. A revolta foi uma mobilização de escravos de origem islâmica que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho. As condições não eram muito boas por isso encontravam muitas dificuldades.




  Causas e objetivos da revolta:
Cerca de 1.500 negros estavam muitos insatisfeitos com a escravidão, a imposição do catolicismo e com o preconceito. Objetivo deles era a liberação dos escravos. Queriam acabar com a religião imposta a eles nesse momento que eles chegaram ao Brasil "o catolicismo".




Desenvolvimento da revolta
O plano era que os revoltosos tinham que sair do bairro de Vitória em Salvador e se reunir com os outros mas vindos de outras regiões da cidade. Eles invadiram os mercados de açúcar e libertaram os escravos. Arrecadaram dinheiro e compraram um armas para ir ao combate. O movimento foi escrito todo em árabe.




Fim da revolta
Uma mulher contou sobre a revolta para o juiz de paz em Salvador ou soldados conseguiram reprimir a revolta bem armados. os soldados ficaram os revoltosos No conflito morreram 7 soldados e centenas de revoltosos, cerca de 200 integrantes da Revolta foram presos e foram julgados pelos tribunais.
Os líderes da Revolta foram condenados à pena de morte e os outros foram condenados a trabalhos forçados.





Herycka Maria 8A







Um comentário:

  1. Hérycka: gostei do trabalho. Bem organizado, claro e trazendo boas informações sobre a revolta, apesar de resumido. Fiquei feliz com teu emprenho e dedicação.
    Porém, alguns pontos ficaram pendentes: como era o contexto social da Bahia nesse período? Isso justifica o porquê dessa revolta ter acontecido lá e não em outro lugar do Brasil. Sobre o Islã, podias ter explicado a origem desses escravizados que seguiam essa crença... E quem foram os líderes da revolta? Esses pontos ficaram de fora ou foram pouco explorados em um trabalho que poderia ser bem mais amplo.

    Gostei das imagens (a segunda muito impactante e interessante), mas deverias relacioná-las com o texto. Como elas ilustram a revolta?

    Faltou uma boa revisão no texto antes de publicar. Precisei fazer diversos ajustes.

    Faltou indicar tuas fontes: de onde tiraste essas informações?

    Nota: 76

    Conteúdo: 40/50
    Empenho: 8/10
    Uso das imagens: 7/10
    Texto próprio: 8/10
    Cuidado com o texto: 5/10
    Compreensão: 8/10

    ResponderExcluir