Em 1825 ocorreu uma Guerra, conhecida de Guerra da Cisplatina. A província de Cisplatina, atual Uruguai, era concorrida por Brasil e Argentina.
Portugal foi quem fundou a Colônia do Sacramento(primeiro nome dado a Cisplatina), no ano de 1680, mas o território passou a pertencer à Espanha em 1777.
Quando Portugal entrou em terras brasileiras, Dom João VI retomou a região. No ano de 1816, por motivos políticos e econômicos, ele enviou tropas a Montevidéu, preocupando (?) o território e o nomeando como Província da Cisplatina.
Em 1825 o General Juan Antônio Lavaleja, com o apoio da Argentina, deu início ao movimento pela emancipação da Cisplatina. Líderes militares da Cisplatina declararam a independência do controle brasileiro.
Discordando, Dom Pedro I, declarou guerra contra o movimento emancipacionista em 10 de dezembro de 1825.
Durante 3 anos, a Guerra gerou ao Império Brasileiro grandes gastos, além de perdas humanas.
Pressionados pela França e o Reino Unido, Brasil e Uruguai, na Convenção Preliminar de Paz foi criada a República Oriental do Uruguai.
Referências Bibliográficas: Infoescola e Historiadobrasil
Feito por: Gesiane S. Vigil e Manuela V. Almeida
Gesiane e Manuela: esperava bem mais desse trabalho, que ficou simplificado demais. Vários pontos ficaram pendentes: como era o contexto social da Cisplatina nessa época (o que fazia ela ser tão importante para Dom João VI e para Dom Pedro I a ponto de fazê-los lutar por ela?), quais as outras causas da guerra (por que quiseram a separação?) e como ocorreu? Esses pontos ficaram de fora ou foram pouco explorados em um trabalho que poderia ser bem mais amplo.
ResponderExcluirGostei das imagens, mas deveriam relacioná-las com o texto. A segunda imagem, por exemplo, representa qual momento da guerra?
Nota: 61
Conteúdo: 27/50
Empenho: 5/10
Uso das imagens: 7/10
Texto próprio: 8/10
Cuidado com o texto: 8/10
Compreensão: 6/10