A guerra do Contestado aconteceu entre outubro de 1912 e agosto de 1916. A guerra aconteceu na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, foi um conflito socio-político causado pela disputa de territórios, por isso, recebe o nome de Contestado. A guerra ocorreu fronteira entre o Paraná e Santa Catarina, numa região contestada (disputada) pelos dois estados.
O líder da guerra, José Maria de Santo Agostinho, um monge peregrino que se sensibilizou com a situação dos camponeses, os quais respeitavam muito os peregrinos e qualquer movimento messiânico. Assim, José Maria logo ganhou adeptos, ele surge em um momento de grande dificuldade para a população.
Causas da Guerra: a estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, ficaram sem terras para trabalhar. Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área de região por um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora de estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas das suas terras.
A guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos travaram as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam acima das necessidades da população mais pobre. Não havia espaço para a tentativa de solucionar os conflitos com negociação, quando havia organização daqueles que eram injustiçados, as forças oficiais, com apoio dos coronéis, combatiam os movimentos com repressão e força militar.
Nome: Igor Marques
Data:26/06/18
Professor:Guilherme
Sites:www.sua pesquisa.com
Igor:
ResponderExcluirGostei muito do teu trabalho: sintético, objetivo e que permite uma correta compreensão da revolta e do contexto social que a gerou. Faltou citar como ocorreu a guerra, se houve conflitos e como foram esses conflitos.
Gostei das imagens, mas elas estão soltas. Não há explicação para elas. Eu sei do que tratam, mas outros leitores do blog podem não entender a relação delas com a revolta. É função de quem posta indicar essa relação.
Faltou uma revisão ortográfica, retomando pontos e vírgulas.
Pesquisar em uma única fonte impede uma visão mais ampla...
Nota:
Conteúdo: 45/50
Empenho, regras e cuidado com o texto: 7/10
Uso das imagens: 6/10
Compreensão/texto próprio: 7/10
Seminário: 4/20