quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Guerra dos Farrapos

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
     Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolução Farroupilha ou Decênio Heroico, que aconteceu no Sul do país, no Rio Grande do Sul, e se tornou uma das mais longas revoltas riograndenses. 
      Aconteceu de 20 de setembro de 1835 até dia primeiro de maio de 1845.
    Os estancieiros gaúchos, foram os primeiros a se revoltar. Pela principal insatisfação com as cobranças de impostos sobre a produção de charque. Outros motivos são: queriam mais autonomia nas províncias (coisa que não tinham pelo império do Brasil), queriam também "banir" do Brasil a venda de charque e o couro estrangeiro, que era muito mais barato do que o do Brasil, a separação do Sul e do Brasil, entre mais algumas...?.
    A revolta foi comandada pela elite do Sul, ou sela seja?, coronéis, generais, grandes fazendeiros, como Bento Gonçalves (um militar que buscou a independência do Sul), Antônio de Sousa Neto (militar e político brasileiro), David Canabarro (um italiano, que levou a revolta para além do RS), entre outros. Outra pessoa importante, também italiana, Giuseppe Garibaldi, que junto de David levou para SC a revolta, e formou a Republica de Juliana (infelizmente durou pouco, porque foi tomada pelo Império do Brasil).
     Na época, a maioria que queriam a revolução, era a elite (como disse um pouco acima), pessoas de classe econômica normal e escravizados, não estavam muito interessados, mas entraram. Os negros escravos, só entraram, pela promessa de liberdade, coisa que só foi acontecer muito tempo depois da Guerra dos Farrapos e não por concessão dos farroupilhas, mas do Império brasileiro

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
     A revolta durou vários anos, vários, mas em 1843 Luís Alves de Lima Silva, fez a proposta de paz. Porém os farroupilhas aceitaram só em 1845, por terem perdidos muitas batalhas, e jé estarem um pouco fracos.
    No acordo, diziam várias coisas, como: o Império assumia as dívidas do governo da República, os farroupilhas escolheriam o novo presidente da província - Caxias, os oficiais rio-grandenses seriam incorporados ao exército imperial nos mesmos postos, exceto os generais, todos os processos da justiça republicana continuavam válidos, todos os ex-escravos que lutaram no exército rio-grandense seriam declarados livres (mas muitos deles foram reescravizados depois), todos os prisioneiros de guerra seriam devolvidos à província.

Curiosidade: Se chama Guerra dos Farrapos/ Revolução Farroupilha, pelas roupas que usavam para lutar.

Grupo: Lana P.,Pedro H. Maria Eduarda S.S.

Um comentário:

  1. Lana, Pedro e Maria,
    gostei bastante do trabalho. Ficou um bom resumo, mas apresentou problemas pontuais:
    - Faltou explicar melhor o contexto social: o fato de os fazendeiros gaúchos terem grande poder na época e a importância que o RS tinha na defesa da fronteira.
    - O que as imagens representam? Faltou inserir a legenda.
    - Podiam explorar um pouco as batalhas da guerra para entender como ela ocorreu...

    Onde está a bibliografia?

    Nota: 81

    Conteúdo: 42/50
    Empenho: 8/10
    Uso das imagens: 5/10
    Texto próprio: 10/10
    Cuidado com o texto: 8/10
    Compreensão: 8/10

    ResponderExcluir