Entre o final do século XIX e começo do XX surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava às margens da sociedade a maioria da população.
Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, ou seja, viviam em movimento, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência.
Como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo eram perseguidos constantemente pelos policias. Usavam roubas e chapéus de couro para proteger os corpos.
Luiz, Matheus e Nicolas:
ResponderExcluir1. Tive que adivinhar de quem era o trabalho, pois não tem o nome de vocês!
2. Esse é um resumo. E onde está o trabalho?
3. No geral, o trabalho extremamente resumido. Alguns pontos ficaram incompletos dificultando a compreensão. Faltou uma explicação melhor sobre a conclusão do Cangaço. Quem tentar descobrir o que é o Cangaço pelo trabalho de vocês saberá minimamente o que é? Tenho dúvidas se vocês sabem o que foi o Cangaço...
4. Gostei das imagens, mas qual a relação delas com o texto?
5. De onde vocês tiraram as informações? Quais as fontes?
6. Quais as causas do Cangaço? Como ocorreu? Como se encerrou o Cangaço? Perguntas não respondidas.
Nota:
Conteúdo: 15/50
Empenho, regras e cuidado com o texto: 2/10
Uso das imagens: 5/10
Compreensão/texto próprio: 4/10
Seminário: Luiz 10/20, Matheus 6/20 e Nicolas 6/20