segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Movimento Hippie

O movimento Hippie surgiu nos anos 1960, quando os jovens conscientes mostraram que não estavam dispostos a viver da mesma forma tradicional e conservadora da maioria das famílias naquela época. Foi a década mais contestadora do século passado. A história do século XX é marcada por grandes transformações políticas e culturais no mundo todo. Guerras mundiais, ditadura, revoluções, polarização das ideias e muitas mudanças de comportamento marcaram esses cem anos. O movimento hippie foi responsável por propor mudanças no comportamento social e pelo rompimento com as formas tradicionais de organizar a vida cotidiana. Muitas coisas que vivemos hoje são consequências desse momento. O objetivo era atacar o sistema, ou seja, uma sociedade que produzia miséria, violência, guerras e angústia. A origem desse termo deriva da palavra “hipster”, usada para classificar ativistas do movimento negro.

Esse processo teve origem nos Estados Unidos, foi impulsionado por artistas e músicos e se espalhou por vários países do mundo. Os Beatles foi uma banda que surgiu nesse contexto e foi responsável pela difusão da contracultura em todo o planeta. Os Hippies eram vistos como as pessoas calmas da sociedade, Onde só queriam "paz e amor". Entre as características do movimento hippie podemos citar roupas coloridas, homens de barba e cabelo compridos, mulheres com flores no cabelo, músicas com violão e acampamentos. O movimento Hippie foi importante para as mudanças culturais e de comportamento. Até então, as mulheres ocupavam um papel de submissão ao homem e sua principal função era cuidar dos afazeres domésticos. Foi nesse contexto de rebeldia, proposto pelos hippies, que elas começaram a queimar sutiãs em praças públicas, o que, simbolicamente, significa que as mulheres não eram apenas um objeto sexual. Assim, o movimento feminista ganhou as ruas para dizer não ao machismo.
Foi também a época da revolução sexual, quando os cabelos masculinos cresceram e as saias femininas encurtaram. Quebrar o tabu da virgindade era visto como uma forma de libertar as pessoas. A pílula anticoncepcional virou arma feminina na luta pelo prazer.




Um comentário:

  1. Gabriel,

    o trabalho é quase uma cópia desse link: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/08/13/movimento-hippie/

    Mas, pelo menos, organizaste o texto de maneira diferente (e boa), além de inserir boas imagens para ilustrar o que colocaste...

    Faltou citar Woodstock.

    Tua apresentação em aula foi muito boa.

    Nota: 55/80

    ResponderExcluir