segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Apartheid


     Apartheid significa segregação em africâner, uma língua de origem holandesa, que foi uma lei de segregação para toda população não branca.
     Essa discriminação vem desde antigamente com a população branca do país da África do Sul fazendo leis que proibiam os negros de terem diversos direitos. E com tudo isso, em 1949 foi instituída uma lei que proibia o casamento inter-racial; em 1950, foi instituída outras duas que proibiam o relacionamento sexual inter-racial e a que dividia a população em raças: brancos, negros, mestiços e asiáticos. Em 1953, uma lei proibia o relacionamento inter-racial e proibia os não brancos a circularem em praças, praias, universidades, hospitais, escolas e ônibus que a população branca frequentasse.
      Mas infelizmente, essa segregação chegou ao extremo, o governo começou a retirar os não brancos de suas casas e cidades, e mandá-los para guetos próprios, onde o governo comandava.
     Nas décadas de 60, 70 e 80, foi um dos períodos mais duros para os não brancos. Na década de 60, o país comemorava a ruptura com a coroa britânica a CNA (Congresso Nacional Africano) e o seu líder Nelson Mandela, ameaçaram manchar o dia com atentados a mão armada e colocando bombas em lugares públicos.
      Já em 1976 foi marcado com um massacre de estudantes que faziam protesto contra o Apartheid, pacificamente, mas a polícia iterei-o [atirou?] e deixou milhares de mortos.
      Como no começo da Guerra Fria os países capitalistas não interviram no Apartheid, pois tinham medo que as revoluções dos negros pendessem para os comunistas. Mas com o fim, eles começaram a intervir e vários pedidos de diversos países vieram para que sessasse essa maluquice. [?]
     No ano de 1990 assume a presidência Frederik, o homem que negociaria a saída de Mandela da prisão, pois tinha sido preso em 1962 depois de ter recebido treinamento de guerrilha no exterior, mas como forma de protesto recusou diversas chances de saída desde que foi preso. Ele, Mandela, foi solto e em 1994 foi eleito presidente da África do Sul foi instituída uma lei que acabava com o Apartheid no país.
     No seu mandato, Mandela queria uma nação arco íris, que significava que queria uma nação de diversa retinias [etnias?] e sem discriminação.

Um comentário:

  1. Camilly e Tiago:
    o trabalho estava mais completo na apresentação feita pelo Tiago. Algumas frases estão sem sentido.

    Faltou uma leitura final do texto, para evitar alguns erros ortográficos... O que está em vermelho são correções que precisei fazer.

    Quanto à apresentação em aula: apenas o Tiago tem nota, pois Camilly não estava presente no dia.

    Conteúdo/Compreensão: 25/30
    Empenho/texto próprio: 5/5
    Uso das imagens: 5/5
    Apresentação em aula: Camilly 0/40 - Tiago 40/40

    ResponderExcluir