segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Revolução Cubana

A Revolução cubana foi um processo revolucionário que aconteceu em Cuba, uma ilha que fica no Caribe, em 1959.
Esse processo foi conduzido por alguns líderes que eram chamados de “Guerrilheiros”,os principais eram: Fidel Castro, Che Guevara e Raul Castro. Eles foram os responsáveis pela queda da ditadura de Fulgêncio Batista,Presidente da época.
Essa ditadura começou em 1952 quando o Batista deu um golpe militar em seu rival que era o atual presidente do país. Desde lá, Fidel Castro sempre organizou um grupo pra tentar abater o exército de Batista. Fidel sempre deixou claro que odiava os Estados Unidos e na época o governo de Batista era claramente financiado pelo governo estadunidense americano..
No dia 26 de julho de 1953, Fidel e seu grupo organizaram o “Ataque ao quartel da Moncada”, com o objetivo de roubar os armamentos que tinha nesta base, mas o plano deu errado e Fidel foi preso e muitos do seu grupo morreram.
Fidel Castro e Raúl Castro foram presos e Fidel foi condenado a mais de 15 anos de prisão.
Dois anos depois Fidel foi solto pelo governo de Batista e se instalou em uma pequena Cidade do México pra organizar seus ataques novamente. Foi neste tempo que Fidel conheceu um rapaz chamado, Ernesto Che Guevara, um Revolucionário Argentino, que resolveu comprar a briga e ir a batalha junto com os guerrilheiros.
Na volta deles a Cuba foram a recebidos com muitas armadilhas e tiveram que se instalar em uma região chamada “Sierra Maestra”, para reorganizar seu grupo e seus ataques, pouco a pouco o exército de Batista foi enfraquecendo e todos se voltaram contra o governo,incluindo: Policiais,Militares e Comunistas.
A queda de Fulgêncio Batista aconteceu ofícialmente no dia 1 de janeiro de 1959, quando Batista fugiu de Cuba e no dia 8 de janeiro Fidel e seus comandados entraram marchando na capital de Cuba, Havana.

Fidel Castro foi primeiro ministro de Cuba,de 1959 até 1976 e depois presidente do país até 2008,Faleceu em 2016.
Che Guevara foi presidente do banco nacional do país e morreu em 1967 em uma armadilha na Bolívia.

Um comentário:

  1. Carol e Carlos, bom trabalho mas a apresentação de vocês estava bem mais completa! Lá vocês comentaram sobre o que ocorreu após a Revolução como a "crise dos mísseis", um dos principais acontecimentos da Guerra Fria!
    Faltaram as imagens para deixar essa postagem mais "visual"...
    Nota: 55/80

    ResponderExcluir