domingo, 8 de dezembro de 2019

Revolução Federalista (RS)

A revolução federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania do Júlio Prates de Castilhos", então presidente do estado.
A revolução federalista foi um conflito de caráter político ocorrido no Rio Grande do Sul entre os anos de 1893 e 1895, que desencadeou a revolta armada. A revolta armada também atingiu Paraná e Santa Catarina.
A revolução somente terminou em agosto de 1895, no governo de Prudente de Moraes, que ao contrário de Floriano, ficou conhecido como o "Pacificador" e assinou um tratado de paz com os maragatos ( quem usava lenço vermelho no pescoço, simbolizando sua oposição ) , em 23 de agosto de 1895 na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estabelecendo a derrota definida.

Um comentário:

  1. Jonatas e Richard:
    o trabalho está bom, mas resumido demais. Não indica que vocês tenham entendido o que ocorreu (aliás, na apresentação, vocês não sabiam explicar a revolta...).

    Vamos aos problemas desse trabalho:
    - Como foi a revolta em si? Quem eram os federalistas? Por que eram contrários a Júlio de Castilhos?
    - Qual a disputa política envolvida? Como foi a revolta armada?
    - Como era a vida dessa população que se revoltou? Por que se revoltaram?
    - Onde estão as imagens?

    Lembrem que a proposta do trabalho era informar sobre o assunto a quem quer aprender mais sobre a revolta e quem ler essa postagem pode ficar com sérias dúvidas...

    Faltou uma leitura final do texto, para evitar alguns erros ortográficos... O que está em vermelho são correções que precisei fazer.

    Onde está a bibliografia?

    Quanto à apresentação em aula: Como foi, praticamente, toda lida, é impossível saber se vocês tiveram uma compreensão mínima sobre a revolta.

    Nota: 24/80

    Conteúdo/Compreensão: 12/30
    Empenho/texto próprio: 2/5
    Uso das imagens: 0/5
    Apresentação em aula: 10/40

    ResponderExcluir