quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Revolta dos Muckers

       A revolta dos Muckers foi um conflito regional, que ocorreu no fim do século XIX, em São Leopoldo, na província do Rio Grande do Sul. 
        Os muckers foram um grupo de imigrantes alemães, liderado por Jacobina Mentz Maurer e seu marido, João Maurer. 
        
Fonte: http://noitesinistra.blogspot.com.br/2013/10/o-massacre-dos-muckers-e-as.html


Foi uma revolta da elite local, entre representantes do poder estadual e integrantes de uma seita religiosa.
Nessa época, os imigrantes passavam por grandes dificuldades. As pessoas que viviam em São Leopoldo e viviam da agricultura, estavam insatisfeitas com a falta de assistência médica e educacional. Os problemas começaram com um fanatismo religioso, que vinha tomando conta da cidade.
Por volta de 1873, ocorreram os primeiros assassinatosn e atentados, tendo como muckers apontados como responsáveis. Os adeptos de Jacobina promoveram um atentado contra os principais adversários, que era o governo atual de São Leopoldo naquela época. Em 2 de agosto de 1874, a maior parte dos muckers foi encurralada e morta, incluindo Jacobina. Os sobreviventes foram presos e condenados a altas penas, e mesmo depois de soltos, foram alvo de violenta perseguição dos outros colonos.

Lauren Pierobon Simon

Um comentário:

  1. Lauren: teu trabalho ficou resumido demais. Se tivesses organizado a pesquisa em casa, o trabalho poderia ter ficado muito bom... Até respondeste várias questões, mas de modo incompleto, sem explorar melhor cada resposta.

    Um questão essencial não ficou clara e me deixou em dúvida se vocês compreenderam minimamente a revolta: a questão religiosa nesse caso foi importantíssima, mas pouco mostrada no trabalho...

    Sobre as imagens, faltou relacioná-las ao trabalho, explicá-las.

    Faltou uma revisão no texto após digitar.

    Onde estão as fontes? Onde buscaste as informações?

    Nota: 56

    Conteúdo: 25/50
    Empenho: 5/10
    Uso das imagens: 6/10
    Texto próprio: 6/10
    Cuidado com o texto: 8/10
    Compreensão: 6/10

    ResponderExcluir