Seu nome completo é Manuel Congo, conhecido como líder quilombola, sua ocupação era escravo.
A Região das Vassouras em 1838
Em 1838, o centro da economia nacional passava a ser a região sul fluminense na qual ocorria um intenso desmatamento de terra e introdução do cultivo do café.
Manuel Congo
Constava-se que Manuel Congo era um negro forte e habilidoso do pouca fala e sorrisos escasso. Como era comum entre os escravos nascidos na África, seu nome era composto por um prenome português associado ao nome de sua nação ou região de origem.
Rebelião e fuga
Em 5 de novembro de 1838 o capataz da fazenda, matou um escravo africano Camilo sapateiro a tiros quando este ia para a fazenda Maravilha. Os escravos tentaram linchar o capataz mais foram contidos. Os revoltados fugiram e se esconderam na mata de Santa Catarina.
Luta e captura
O capitão Manuel Francisco Xavier, proprietários das fazendas saquiâdas e da maioria dos escravos fugitivos, pediu ajuda ao juiz de paz da freguesia da Nossa Senhora da Conceição do Pati do Alferes.
No dia 14 de novembro chegou com uma tropa do exército e a polícia de Niterói , enviado pela província do Rio de Janeiro.
Clara e nicoly
Bibliografia
Wikipedia
Imagens:
Clara e Nicoly: o trabalho ficou resumido demais, o que dificultou o entendimento sobre o que foi essa revolta. Tenho dúvidas se vocês terminam o trabalho sabendo o que foi a revolta.
ResponderExcluirNão ficou claro, por exemplo, que foi uma revolta de escravizados. Faltou apontarem o contexto social da região de Vassouras, marcado pela forte presença de escravizados. Outros pontos foram explorados muito rapidamente, não permitindo um entendimento completo da revolta, o que tornaria o trabalho muito mais amplo.
Podiam ter inserido mais uma imagem, pelo menos,
Faltou uma boa revisão no texto após digitar, pois está com erros de ortografia e digitação.
Nota: 51
Conteúdo: 25/50
Empenho: 6/10
Uso das imagens: 4/10
Texto próprio: 7/10
Cuidado com o texto: 4/10
Compreensão: 5/10