A confederação do Equador foi um movimento político e revolucionário na Região Nordeste do Brasil em 1824. Ganhou este nome pois o centro do movimento ficava próximo a Linha do Equador. A revolta teve seu início na província de Pernambuco porém chegou rapidamente em outras províncias da região (Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba).
O forte descontentamento com a centralização política imposta por D. Pedro I, o descontentamento com a influência portuguesa na vida do Brasil, até mesmo após a independência, e a escolha de D.Pedro I, que escolheu Francisco Paes Barreto, um governador de sua confiança para a província. Essas causas foram graves motivos para esta revolta.
A confederação tinha como objetivo convocar uma nova Assembleia Constituinte para uma elaboração de uma nova Constituição de caráter liberal, diminuir a influência do governo federal em assuntos políticos das regiões, acabar com o tráfico de escravos para o Brasil, organização de resistências contra a repressão do governo imperial e a formação de um governo independente da região.
Um dos principais líderes FREI CANECA foi executado (condenado) ao fuzilamento. Padre Mororó, outra liderança importante,foi executado a tiros. Outros foram condenados a prisão como foi o caso do jornalista Cipriano Barata. Com a morte de Frei Caneca,o movimento perdeu força no mesmo ano que começou.
Gustavo TURMA:8B
HTTPS://WWW.HISTORIADOBRASIL.NET
Gustavo: gostei do trabalho, que trouxe um bom resumo sobre o que levou a essa revolta. Porém, alguns pontos ficaram pendentes: foi uma revolta popular ou de elite? Como era o contexto social da região nessa época que permitiu que a revolta ocorresse ali? Como foi o conflito, foi armado, teve combates? Esses pontos foram pouco explorados em um trabalho que poderia ser bem mais amplo.
ResponderExcluirFaltou colocar um pouco mais da tua visão sobre o trabalho, que resumiu o que estava no site e podia trazer mais as tuas palavras.
Gostei das imagens, mas deverias relacioná-las com o texto. A primeira imagem, por exemplo, representa qual momento da guerra?
Nota: 71
Conteúdo: 35/50
Empenho: 7/10
Uso das imagens: 7/10
Texto próprio: 5/10
Cuidado com o texto: 9/10
Compreensão: 8/10