Blog com material produzido pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental Theodoro Bogen - Bairro Niterói - CANOAS/RS
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
Guerra dos farrapos
A Guerra dos Farrapos
Vamos voltar para o século xíx e contar um pouquinho sobre a guerra dos farrapos. Bom, a guerra ou revolução farroupilha foi uma revolta regional, com caráter republicano contra o governo imperial do Brasil. As causas foram o descontentamento político com o governo imperial brasileiro; busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias; revolta com altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da econômica do Rio Grande do Sul - naquela época, os farrapos eram contrários a entrada (concorrência) do charque e couro de outros países com preço baratos, o que dificultava o comércio deste produtos por parte dos comércios sulistas.
A província do São Pedro do Rio Grande do Sul, resultou na declaração da independência da província que deu origem a república Rio-grandense.
Data: 20 de setembro de 1835- 1 de março de 1845
Local: sul do Brasil
Desfecho: vitória militar imperial/vitória política republicana. (?)
Os combatentes foram: republica rio grandense, república Juliana, camisas vermelhas. Apoiados pelos: partido colorado, partido unitário e império do Brasil. (?)
Os principais líderes foram: Bento Gonçalves, Antonio de Souza, Neto David Canabarro, Giuseppe Garibaldi, Pedro II do Brasil, Barão de Caxias e Manuel Marques de Sousa.
Foi uma revolta da elite local.
Como acabou: o governo imperial nomeou general Luis Alves de Lima e Silva para comandar as forças imperiais. Os Farroupilhas enfraquecido após tantos anos de luta aceitava proposta do império. A paz do Ponche Verde foi assinado,e conseguiram uma parte do que queriam.
Alunas: Natyelly e Larissa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Natielly e Larissa: dedicação foi o que mais faltou nesse trabalho e, por isso, ele ficou abaixo do esperado, simplificado demais. Vários pontos ficaram pendentes: como era o contexto social da região Sul nessa época (o que fazia ela ser tão importante para o império, por exemplo?), quem eram esses líderes (o que faziam, eram militares, eram escravizados, eram estancieiros?), como ocorreu a guerra (dez anos de guerra não se explicam em duas linhas...), quem saiu ganhando e perdendo no desfecho? Esses pontos ficaram de fora ou foram pouco explorados em um trabalho que poderia ser bem mais amplo.
ResponderExcluirO desfecho ficou sem sentido: afinal, quem ganhou?
Os combatentes foram apoiados pelo império brasileiro? Mas, eles não estavam contra o império?
Tenho dúvidas se vocês compreenderam o que foi essa guerra, pois o resumo de vocês está cheio de contradições. Seria porque faltou dedicação? O trabalho, que deveria ser feito em casa, foi feito às pressas durante a aula...
Sobre as imagens, o que Tiradentes faz ali? Ele já tinha morrido há mais de 40 anos quando a guerra começou e não foi uma das inspirações dos farroupilhas. O que a imagem dele faz ali?
E a outra imagem? Faltou explicar a relação dela com o texto...
Faltou cuidado com o texto, marcado por alguns erros.
Nota: 52
Conteúdo: 25/50
Empenho: 6/10
Uso das imagens: 3/10
Texto próprio: 8/10
Cuidado com o texto: 5/10
Compreensão: 5/10