A Revolta de Quebra-Quilos
A Revolta de Quebra-Quilos ocorreu em Paraíba , em 31 de outubro de 1874 e foi uma revolta popular realizada inicialmente por João Carga D´água e depois liderados por Manuel de Barros Souza e Alexandre Viveiros. A principal causa da revolta foi a adoção do sistema métrico francês pois antes dessa decisão não havia uma padronização nacional de medidas e em cada província existia sua própria maneira de medir. Outra causa foi que na Paraíba começaram a cobrar o imposto de chão e o alistamento militar porém isso não explicado direito o que gerou várias revoltas.
Naquele tempo havia uma crise econômica no Brasil decorrente da depreciações dos preços dos principais produtos de exportação. A crise também atingiu a província o que os forçou a cobrar mais impostos da população.
A revolta ocorreu em base de rasga-rasga, queima de móveis, livros, documentos e papéis das Câmaras, Juizados e Cartórios, invadindo prisões.
Por fim a revolta foi repreendida com muitas prisões e violência até janeiro de 1775 quando a revolta já havia sido repreendida nas quatro províncias onde ocorreram a revolta.
www.infoescola.com
http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br
www.oridesmjr.blogspot.com.br
www.culturapopular2.blogspot.com.br
Esse é bom
ResponderExcluirGustavo, Brayan e Tiago: um trabalho bem resumido, podia explorar melhor diversos pontos, mas uma boa síntese da revolta.
ResponderExcluirAlguns pontos que podiam ter explorado melhor: esses líderes eram o quê? Comerciantes, militares, escravizados...?
No final, vocês citam que a volta foi reprimida nas quatro províncias onde aconteceu. Mas antes, disseram que foi na Paraíba. Quais as outras províncias?
Qual o significado da primeira imagem? Faltou relacioná-la com o texto ou explicá-la numa legenda.
Faltou uma revisão no texto após digitar, pois precisei fazer ajustes para tornar algumas partes compreensíveis.
Nota: 75
Conteúdo: 43/50
Empenho: 7/10
Uso das imagens: 5/10
Texto próprio: 8/10
Cuidado com o texto: 5/10
Compreensão: 7/10