A conjuração mineira se passou na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto) que ocorreu em 1789.
A conjuração mineira foi uma conspiração de uma pequena elite de Vila Rica contra o domínio português.
As causas para começar a revolta foram a grande exploração de ouro que começaram a diminuir nas minas, mesmo com a diminuição do ouro as autoridades continuaram a cobrar.
A derrama foi um dos outros motivos da causa, cada região de exploração deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) para a metrópole, eles já não conseguiam cumprir com as exigências, e com a continuação das cobranças dos impostos, gerou um clima de revolta que tomou conta da população.
Minas Gerais devia devia a Portugual mais de cinco toneladas de ouro.
O ouro estava se esgotando mas as autoridades portuguesas afirmavam que o ouro estava sendo desviado.
Reagindo a essa situação opressiva, um grande grupo de homens, quase todos da elite de Minas Gerais, começaram a se reunir em Vila Rica para planejar a rebelião contra o domínio português.
Entre os rebeldes estavam: Tomás Antonio Gonzaga, juiz de Vila Rica; Cláudio Manoel da Costa, advogado e intelectual renomado; Inácio de Alvarenga Peixoto, dono de jazidas e filho de grande fanzendeiro e comerciante; Padre Oliveira Rolim, chefe político do Arraial do Tijuco, atual Diamantina, agiota e negociante de diamantes; Padre Carlos Correia de Toledo, dono de terras mineiras e de uma grande fazenda que produzia milho e feijão, estava entre os mais ricos da capitania; Joaquim Silvério dos Reis, contratador, como se vê, eram em sua maioria homens ricos.
Alguns deles endividados, que temiam perder tudo, entre eles também um homem que tinha sido dentista prático, tropeiro, garimpeiro e que, aos trinta anos tornara-se militar, Joaquim José da Silva Xavier,conhecido por todos como Tiradentes.
Em meio a revolta a vida naquela região estava sendo um caos.
O governo cobrando impostos mesmo com o ouro se esgotando, e fazendo proibições, como impedir a instalação de indústrias no Brasil.
Essa política opressiva empobrecia os habitantes da colônia e aumentava o medo e insegurança em Minas Gerais.
A Conjuração Mineira terminou com Joaquim Silvério dos Reis delatando o movimento.
Por fim depois de ser delatado para o governador, Joaquim José da Silva Xavier (conhecido como Tiradentes) foi enforcado em 21 de abril de 1792 no largo da Lampadosa no estado do Rio de Janeiro.
Seu corpo foi esquartejado, seu corpo foi esparramado pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro à Minas Gerais, ficando sua cabeça em Vila Rica.
Nathália, Vitória e Paola: gostei do trabalho - demonstrou entendimento sobre a revolta e foi apresentado de modo claro, apesar de resumido. Faltou apensas vocês indicarem como ocorreu a revolta, como foram os confrontos e o desfecho.Esses pontos foram pouco explorados e deixariam o trabalho ainda melhor.
ResponderExcluirGostei das imagens, muito bem relacionadas com o texto e com a revolta.
Faltou uma revisão final no texto para evitar pequenos deslizes na digitação.
Nota: 88
Conteúdo: 43/50
Empenho: 9/10
Uso das imagens: 10/10
Texto próprio: 10/10
Cuidado com o texto: 7/10
Compreensão: 9/10