quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Revolta de Ibicaba

                                        Revolta de ibicaba

Também chamada de Revolta dos Parceiros ou Imigrantesocorreu no ano de 1856. Foi a rebelião dos trabalhadores estrangeiros na Fazenda de Ibicaba. Ocorreu em Limeira (SP). Foi organizada por Thomas Davatz, um líder religioso da comunidade. Ela foi uma revolta popular que se repercurtiu. A fazenda Ibicaba foi uma das mais importantes da época, foi a primeira em substituir mão de obra escrava por imigrantes alemães e suíços. A exploração era semelhante a escravidão, a maioria eram escravizados e o restante eram ricos. (?) Eles eram contra a exploração do trabalho pelos senhores brasileiros que havia optado pelo sistema de parceria em substituição a escravidão. Em função dessa revolta, as relações de trabalho foram revistas e remodeladas e também serviam para restringir a exploração excessiva que ocorria.


Mayara ,kauany e bruna

Um comentário:

  1. Mayara, Kauany e Bruna: esse resumo do resumo do resumo ficou resumido demais. Se vocês tivessem organizado a pesquisa em casa, o trabalho poderiam ter ficado muito bom... Vocês até responderam várias questões, mas de modo incompleto, sem explorar melhor cada resposta.

    Um questão essencial não ficou clara e me deixou em dúvida se vocês compreenderam minimamente a revolta: vocês disseram que a exploração que eles sofriam era semelhante à escravidão. Ok, mas depois vocês citam :"a maioria eram escravizados e o restante eram ricos". O que isso quer dizer? Primeiro, os imigrantes não foram escravizados - eram trabalhadores livres. Segundo, como assim eram ricos? Não vieram para cá ricos e os que vieram com algumas posses, empobreceram bastante em Ibicaba. Um ponto essencial que ficou bem confuso...

    E onde estão as imagens?

    Faltou uma boa revisão no texto após digitar, pois está com erros de ortografia, faltam pontos, vírgulas e isso dificulta o entendimento do leitor.

    Onde estão as fontes? Onde vocês buscaram as informações?

    Nota: 32

    Conteúdo: 20/50
    Empenho: 3/10
    Uso das imagens: 0/10
    Texto próprio: 4/10
    Cuidado com o texto: 2/10
    Compreensão: 3/10

    ResponderExcluir