quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Sabinada

INTRODUÇÃO
  A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 & 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico FRANCISCO SABINO ÁLVARES da ROCHA VIEIRA.

CAUSAS DA SABINADA
  Os revoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial.
Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo regencial.
  O estopim da revolta ocorreu quando o governo regencial decretou recrutamento militar obrigatório para completar (combater?) a Guerra dos Farrapos, que ocorria no sul do pais.

PRINCIPAL LIDER
  FRANCISCO SABINO ÁLVARES da ROCHA VIEIRA

OBJETIVO
  Os revoltosos queriam mais autonomia política e defendiam a instituição do federalismo republicano, sistema que daria mais autonomia política e administrativa as províncias.

REPÚBLICA BAHIENSE
  Com o apoio de vários integrantes do exército, os revoltosos foram para as ruas e tomaram vários quartéis militares no dia 7 de Novembro de 1837, tomaram o poder em Salvador (capital).
Decretaram a República Bahiense, que, de acordo com os líderes da revolta, deveria durar até D.Pedro Π atingir a maioridade.

CONSEQUÊNCIAS
  Com a ajuda do exército e milícias locais, as forças governamentais reconquistaram a cidade. A revolta foi duramente reprimida e deixou um Soldados saldo de aproximadamente duas mil mortes e três mil prisões. Os principais líderes do movimento foram condenados a pena de morte ou prisão perpétua e alguns foram, de fato, executados.

REPRESSÃO E COMO TERMINOU
  O governo Central sob a regência de Regente Feijó enviou tropas para a região entre reprimiu o movimento com força total. A cidade de Salvador foi cercada e retomada. Muita violência foi usada na repressão. Centenas de casas de revoltosos foram queimadas pelas
forças de militares do governo. Entre revoltosos integrantes das forças do governo ocorreram mais de duas mil mortes terminava mais uma rebelião do período regencial.

PRINCIPAIS CAUSAS
  Insatisfação diante da falta de autonomia política e administrativa da províncias pois aos olhos dos revoltosos, o governo regencial era ilegítimo.
  O recrutamento obrigatório imposto aos baianos em função da Guerra dos Farrapos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  A Sabinada foi uma rebelião do período regencial, junto a Balaiada no Maranhão, a Cabanagem no Pará e a Farroupilha no Rio Grande do Sul. Porém, ela se diferencia do movimento acima porque não tinha intenção separatista.
  Além disso, é preciso notar que a Sabinada não pretendia romper com a escravidão pois desejava o apoio das elites escravocratas, o que não ocorreu.
  Entretanto, isso afastou a população escrava a qual não foi convencida pela Promessa de concessão de liberdade aos que lutassem e apoiassem o governo republicano. Desta maneira, o Levante contou com a Adesão das camadas médias urbanas principalmente oficiais militares, Funcionários Públicos, profissionais liberais, comerciantes e uma parcela das camadas mais pobres da população.


#LUIZ HENRIQUE DE SOUZA$

Um comentário:

  1. Luiz: com dedicação e uma boa pesquisa, fizeste um bom trabalho. Parabéns!
    Teu trabalho traz um resumo direto e organizado da Sabinada.
    Se explorasses melhor alguns pontos ele ficaria excelente!

    Qual o significado das imagens? Se colocasses uma legenda, ficaria melhor, relacionando-as com o trabalho.

    Faltou uma revisão no texto após digitar, pois está com alguns erros de digitação e escrita.

    Onde estão as fontes? Onde vocês buscaram as informações?

    Nota: 90

    Conteúdo: 48/50
    Empenho: 10/10
    Uso das imagens: 7/10
    Texto próprio: 10/10
    Cuidado com o texto: 6/10
    Compreensão: 9/10

    ResponderExcluir